Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Skate: Modalidade continua a crescer em Leiria e fomenta o sentimento de comunidade e pertença

Este sábado, vários elementos da loja 4Culture vão estar na Festa do Desporto a dar aulas de skate e a mostrar manobras, para quem estiver interessado em aprender.

Foto: Rogério Venâncio

Andar de skate é um desporto individual, mas o certo é que a modalidade faz-se do coletivo, da partilha com os pares. E em Leiria o sentimento de comunidade está muito presente. É impulsionado pela Associação NoComply e sobretudo pela loja 4Culture, que serve de ponto de encontro para os praticantes de modalidade.

Todos os dias, especialmente em tempos de férias, os jovens visitam a loja de Rogério Venâncio para pôr a conversa em dia, tirar dúvidas sobre movimentos que estejam a tentar executar com a tábua ou até aproveitar para jogar um pouco, relaxar no sofá ou ajudar na loja. Proprietário do estabelecimento 4Culture e vice-presidente da NoComply, Rogério é quase um mentor para muitos dos jovens que praticam skate em Leiria.

Ele próprio, também praticante, mas agora parado por causa de uma lesão, reconhece que fazia todo o sentido ter na cidade um espaço físico que pudesse fazer este trabalho junto dos mais novos. “Se não houvesse esta cultura, muita gente já não andava de skate. Havendo comunidade, as pessoas mantêm-se. Por mais que seja um desporto singular, se não fizeres com outras pessoas, perdes a vontade de fazer”, explica.

E a prática de skate traz muitas vantagens, enumera: diversão, sentimento de pertença a um grupo, socialização, ganho de ferramentas para abordar e encarar os problemas, persistência – porque neste modalidade desistir não é opção – e estimulação de atividades longe dos ecrãs e da vida virtual.

Atualmente, estão ligadas à comunidade de skate em Leiria mais de 50 pessoas, dos 10 aos 50 anos. Rogério indica que a faixa etária que mais pratica neste momento é a dos 13 aos 15 anos. Segundo o responsável, a modalidade continua a crescer, havendo “pessoas novas a aderir”. “Seja por lazer ou por desporto, nota-se um crescimento e reconhecimento da modalidade”, sublinha.

Com as recentes obras no skatepark em São Romão, os utilizadores têm agora mais condições para a prática. Além disso, frisa, aquele é “um local bom para as famílias e para quem está a iniciar no skate, porque é um espaço amplo, com rampas para todos os níveis, tanto para iniciantes como pessoas com experiência”. Rogério tem inclusive dado as aulas de skate ali, em vez de no parque do avião.

A única coisa que continua a faltar em Leiria, reforça, é um espaço indoor para a prática da modalidade, visto que o espaço mais perto que existe, com essas características, é na Benedita. “Se conseguíssemos um espaço coberto, conseguíamos manter muito mais praticantes de ano para ano, pois no inverno muita gente deixa de andar”.

Este sábado, vários elementos da 4Culture vão estar na Festa do Desporto a dar aulas de skate e a mostrar manobras, para quem estiver interessado em aprender.