A história permite compreender o presente e antecipar o futuro. A história diz-nos que Portugal foi uma nação grandiosa quando esteve virado para o mar. Foram os portugueses que deram novos mundos ao mundo, que inovaram a arte de navegação, aplicando a matemática e a geometria em instrumentos como o quadrante e o astrolábio. Foram dos primeiros povos a compreender o padrão de ventos e a dinâmica das correntes oceânicas. Tudo isto, fruto do investimento no conhecimento.
Em pleno séc. XXI, Portugal tem pela frente dois enormes desafios relativos ao mar: explorar os seus múltiplos recursos e gerir, de modo sustentável, uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas do mundo. Tal como sucedeu no passado, torna-se fundamental investir no conhecimento marítimo.
No dia 2 junho, o IPLeiria, através do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos, deu início à construção de um laboratório – CETEMARES – na área portuária de Peniche, inteiramente dedicado ao estudo do mar. Em parceria com o município de Peniche, autarquia exemplar em termos da dinâmica em torno do mar, e com outras entidades, a ESTM dinamiza alguns projetos junto dos mais novos. É este o caminho. Apostar no conhecimento e na divulgação do mar, de modo a criar massa crítica e a contribuir ativamente para o crescimento económico.
(texto publicado a 13 de junho de 2013)