Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Culturismos: A marca Leiria

Dizer que se é de Leiria em Espanha, é como um espanhol aqui dizer que é de El Puerto de Santa Maria e depois ter que rematar com “ao pé de Cadiz” ou ainda com “abaixo de Sevilha”.

Hugo Ferreira hjferreira@gmail.com

Dizer que se é de Leiria em Espanha, é como um espanhol aqui dizer que é de El Puerto de Santa Maria e depois ter que rematar com “ao pé de Cadiz” ou ainda com “abaixo de Sevilha”.

Isto a propósito da participação da Omnichord Records e dos Nice Weather For Ducks no maior festival da indústria musical espanhola, o Monkey Week (em El Puerto de Santa Maria) e das dificuldades que julgava que ía ter em contextualizar a origem geográfica da editora e da banda.

Para grandes males, grandes remédios e pensámos em acrescentar, de cada vez que se referisse Leiria, um imediato “Ao pé de Fátima”. O que não contávamos é que, ao pronunciarmos Leiria, vários espanhóis nos interrompessem de imediato com “Fade In” ou “Entremuralhas”. Que já tinham vindo ou que queriam muito vir porque ouviram maravilhas. Da primeira situação, que nos deixa incrédulos, passamos a outra e a outra e começamos a sentir que realmente a marca FADE IN é muito mais conhecida do que por aqui julgamos ser e, mais do que ser vista como sendo um símbolo de Leiria, é vista como sendo de Portugal.

Neste festival participaram também outros nomes musicais de Lisboa e do Porto, mas é inequívoco o tremendo entusiasmo que esta passagem dos Nice Weather For Ducks originou pela imprensa espanhola (com excelentes críticas e apelidados de “revelação do Festival”) e pela rádio (a rne 3 tem rodado diariamente temas desta banda leiriense).

Mas enquanto em Espanha os meios musicais apelidam os NWFD como “grande surpresa vinda de Portugal”, em Portugal os meios especializados, ao receber o CD, as notícias ou até os ecos de lá de fora não respondem ou justificaram que não vale a pena escrever sobre “uma banda pequena de Leiria”.

Leiria, se calhar. até tem uma marca. Mas marca passo…

(texto publicado a 26 de outubro de 2012)