Está na hora de novas intenções para novo ano. Temos aquelas do costume que no meu caso transitam de ano para ano e sofrem pouca evolução. Emagrecer, ginásio, ser melhor pessoa, ser mais solidária etc etc etc.
Sugiro duas novas resoluções para este ano: ler mais e dar mais tempo a quem amamos. Se não gosta de ler é altura de começar a aprender. Como o meu pai dizia quando rejeitávamos um tipo de comida: tens de insistir,não gostas porque comeste pouco. Comece por ler o que gosta, nem que seja um jornal desportivo, uma biografia, não vá logo para James Joyce ou Sartre. Leia no Tablet, leia no papel, mas leia. Leia a Bíblia, jornais, revistas,primeiro cor de rosa, se acha que não está preparado para coisas mais fortes, e depois vá tentando empalidecer a cor e fortalecer o conteúdo. Ao ler o seu mundo vai aumentar, vai viajar mais, vai aumentar o seu nível de consciência e cidadania e parece que vai fazer prevenção primária do Alzheimer. Como fazer? Marcar um horário diário para ler e cumprir. Pode começar por 15 minutos diários e ir aumentando. Tal como escovar os dentes só custa ao princípio, depois é um prazer.
A segunda resolução de dar mais tempo a quem amamos tem também de ser agendada semanalmente, mensalmente ou mesmo trimestralmente dependendo do que vamos fazer com essa pessoa. Tudo é uma questão de organização. Se arranja tempo para ver os jogos do Benfica também há-de ter tempo para ir andar de bicicleta com os miúdos ou levar a sua mãe velhota às compras ao supermercado. O seu pai está danadinho para o ajudar naquele trabalho de bricolage e o seu irmão vai adorar um programa de ir andar de Karts ou uma pescaria. A sua mulher vai ficar babada com um programa de ir ver um espetáculo ou um piquenique surpresa na lagoa da Ervedeira. Dê ao seu companheiro uma visita a uma feira automóvel, ou vá ajudá-lo a organizar a lenha lá em casa. Puxe pela cabeça e organize-se. Acredite que vai ter um ano ímpar ou pelo menos bissexto. Excelente 2020!
(Artigo publicado na edição de 26 de dezembro de 2019 do REGIÃO DE LEIRIA)