De acordo com a factorial hr, os novos colaboradores demoram normalmente cerca de 12 meses para atingir o seu potencial máximo numa função, mas, muitas vezes, a integração de novos colaboradores é vista como uma atividade de curto prazo. A integração é mais do que um dia de orientação, um pacote de integração ou uma semana de formação e sessões de meet and greet.
Para ter sucesso, a integração deve ser considerada o processo holístico de integração de um novo colaborador, garantindo que este tem clareza sobre o propósito e as responsabilidades da sua função e recebeu as ferramentas e a formação necessárias para ter sucesso. Esta tarefa estende-se para além das primeiras semanas e até mesmo para além do período probatório padrão de 90 dias, mas vamos perceber melhor o que é onboarding e as suas fases.
O que é o onboarding?
A integração é o processo de integração e aclimatação de novos colaboradores numa organização. Envolve fornecer as informações, ferramentas, recursos e formação necessários para ajudar os novos contratados a compreender as suas funções, a aprender sobre a cultura da empresa e a tornarem-se membros produtivos da equipa.
O processo de integração inclui normalmente várias etapas, tais como:
- Pré-embarque: esta etapa ocorre antes do primeiro dia do colaborador e geralmente envolve tarefas administrativas, como preencher papelada, configurar espaços de trabalho e fornecer informações iniciais sobre a empresa e a função.
- Orientação: Geralmente realizada no primeiro dia ou na primeira semana, a orientação apresenta aos novos colaboradores a organização, a sua missão, valores, políticas e procedimentos. Pode também incluir uma visita ao local de trabalho e apresentações aos membros da equipa e pessoal-chave.
- Formação e desenvolvimento: durante esta fase, os novos contratados recebem formação específica para compreender as suas responsabilidades e desenvolver as competências necessárias para a sua função. Isto pode incluir formação prática, acompanhamento de colegas experientes e participação em workshops ou cursos.
- Integração: Esta etapa contínua centra-se em ajudar os novos colaboradores a integrar-se na cultura da empresa e a construir relações com colegas. Envolve check-ins regulares, sessões de feedback e oportunidades de convívio e networking.
O que torna um processo de onboarding eficaz?
Para que um programa de integração seja eficaz e bem-sucedido, deve integrar proactivamente os seus novos contratados durante todo o primeiro ano. Uma estratégia de integração bem-sucedida reduzirá a rotatividade e aumentará o envolvimento dos colaboradores, o que terá impacto na satisfação dos seus clientes e também nos seus resultados financeiros. Se se pergunta o que pode fazer para além dos benefícios, da tecnologia e dos cartões de identidade, continue a ler.
1.º Os colaboradores precisam de estar imersos na sua cultura desde o primeiro dia.
Como envolve os colaboradores na sua cultura? Uma ótima forma é partilhar com eles a visão, a missão e os valores essenciais da empresa. Quando um colaborador compreende o propósito por detrás da empresa (visão), como a empresa planeia cumprir esse propósito (missão) e o conjunto de crenças e comportamentos orientadores que ajudarão a empresa a atingir o seu propósito (valores essenciais), o colaborador pode alinhar-se com as suas próprias crenças e comportamentos e ver como estes não só se alinham com os valores, mas contribuem para o propósito global da empresa.
2.º Os colaboradores precisam de compreender como ter sucesso na sua nova função e como o sucesso é medido.
Desde o primeiro dia, os colaboradores devem saber o que faz um colaborador bem-sucedido na sua organização. Encontre colaboradores modelo para orientar e converse com os novos membros da equipa para lhes mostrar o que é o sucesso na sua empresa. Defina objetivos de curto prazo para os seus novos contratados cumprirem; analise-os e ofereça feedback real e aplicável sobre o que fizeram e não fizeram bem para atingir esses objetivos.
Capacite os novos colaboradores com a capacidade de pensar de forma independente e ofereça a melhor forma de tomar decisões de forma autónoma na sua empresa. Isto não só envolverá os seus colaboradores desde o início, como também contribuirá para uma cultura de inovação e melhoria contínua.
3.º Os funcionários precisam de ser verificados regularmente.
E não, não deve ser aquele típico “controlo negativo”. Uma maneira interessante de fazer isto é atribuir um “buddy” – alguém que já está na empresa há mais tempo para ir confirmando com o novo colaborador que tá tudo a correr como deve. Estas “verificações” devem ser feitas semanalmente.
Diárias não faz sentido porque ia tornar-se demasiada pressão. Contudo, todas as sextas-feiras, este “check” deveria ser feito para perceber se está tudo a correr bem com a pessoa que entrou e ouvir as suas necessidades para que o seu processo de integração corra bem, preservando a sua saúde mental.
A criação de uma cultura de colaboradores felizes, envolvidos e inspirados começa com a experiência de integração. Se esta parte for descurada, é muito provável que o colaborador comece com o pé esquerdo e, quem sabe, fique reticente sobre a empresa.