Antes Que Seja Tarde

Ao entrar no 90º ano de publicação, o jornal REGIÃO DE LEIRIA apresenta o podcast Antes Que Seja Tarde, um espaço de conversas descontraídas à volta de ideias, propostas e percursos de vida. Em cada episódio, Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA, fala com um convidado diferente, em busca de respostas que tanto podem descodificar a complexidade dos dias disruptivos que atravessamos, como antecipar os anos vindouros. No final de cada episódio, há sempre tempo para a partilha de um desejo final.


Episódios

#10 – Maria Francisca Gama: a escritora leiriense que se tornou um sucesso nacional

A diretora da primeira edição do ano 2025 do REGIÃO DE LEIRIA é também a convidada deste episódio do podcast “Antes que seja tarde”. Maria Francisca Gama tem apenas 27 anos, mas já conquistou um lugar no coração de muitos leitores portugueses com a sua obra mais recente, “A Cicatriz”, que se tornou um best-seller em Portugal.

#9 – Helena Vasconcelos, a médica apaixonada pelas palavras e pelo voluntariado

“Um mundo despojado de gente à minha volta era um mundo muito triste”, a frase da convidada deste episódio do “Antes que seja tarde” é uma definição de vida. Helena Vasconcelos, médica, escritora e fundadora da Associação Atlas, demonstra com o seu percurso profissional e pessoal uma vida dedicada aos outros, em especial às pessoas mais idosas e isoladas.

#8 – Padre David Barreirinhas: de consultor espiritual a investigador genealógico

Há 24 anos, a União de Leiria surpreendeu o futebol português com a contratação de José Mourinho e o início da colaboração do Padre David Barreirinhas que rapidamente se transformou numa “figura de referência” do clube leiriense. É com este registo que o sacerdote, convidado deste episódio do podcast “Antes que seja tarde”, continua a ser recordado nas comunidades por onde passa.

#7 – André Barros: de jurista a músico autodidata

Nasceu dez anos depois do 25 de abril de 1974, mas a verdadeira revolução da sua vida foi quando encontrou na música uma vocação. André Barros é compositor e pianista, mas com a particularidade de ter aprendido a ser ambos por si próprio. É um músico e compositor autodidata que descobriu a paixão pela produção musical depois de já ter o curso de Direito como formação base.

#6 – Sérgio Opanasenko: o jovem escritor que “renasceu” em Portugal

O convidado deste episódio do podcast “Antes que seja tarde” podia ser descrito em muitas palavras, mas “resiliência” é a primeira que surge quando ouvimos a sua história. Sérgio Opanasenko tem apenas 16 anos, mas já ultrapassou mais barreiras do que é habitual para um jovem da sua idade.

#5 – Sofia Lisboa entusiasmada com o regresso “emocional” aos palcos

Neste episódio do “Antes que seja tarde” conversamos com alguém muito querido no mundo da música portuguesa. Sofia Lisboa é a voz feminina da banda Silence 4, um grupo associado a inúmeros sucessos, que marcou a cena musical portuguesa no final da década de 90 e que ainda hoje, é presença frequente nas rádios, com êxitos como “Borrow” e “To Give”.

#4 – A segurança rodoviária: em viagem com Maria de Fátima Pereira da Silva

A sinistralidade e a segurança rodoviária permanecem temas de grande importância em Portugal. Por isso, neste episódio do podcast “Antes que seja tarde”, trouxemos a pessoa ideal para esclarecer e debater este tema. Especialista com reconhecimento internacional, Maria de Fátima Pereira da Silva é psicóloga de tráfego, uma área que poucos conhecem.

#3 – Bruno Gaspar: o artista que resgata valores e tradições

O convidado deste episódio é conhecido pelos projetos ligados à dimensão etnográfica e antropológica das regiões. Bruno Gaspar nasceu em Paris, mas cresceu em Torrinhas, no concelho da Batalha, e desde cedo que se interessou pelas dimensões artísticas oferecidas pela vida em sociedade, o que o levou a estudar História da Arte na Universidade de Lisboa e, posteriormente, cinema de animação em papel e volumes na Fundação Calouste Gulbenkian.

#2 – Anabela Azul: a bióloga apaixonada por cogumelos

“Antes que seja tarde”, Anabela Marisa Azul revela os detalhes de um estudo que a “arrebatou por completo” e alerta para os perigos da desvalorização da natureza e do individualismo, salientando que tal como os cogumelos, é essencial vivermos “em comunidade”.

#1 – De Moçambique a Leiria, uma vida pela inclusão

Em conversa com Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA, Célia Sousa, a coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) relembra as memórias de África, reflete sobre o seu percurso profissional e sobre o longo caminho que falta percorrer para termos uma “sociedade para todos”.