Rádio Diz-Que-Disse

Todos os dias, nos corredores físicos e virtuais das organizações, os colaboradores conversam sobre questões internas que os inquietam, perturbam ou dão o mote para uma boa gargalhada. Esses temas são tratados neste podcast do REGIÃO DE LEIRIA com a ajuda de dois consultores em gestão de pessoas, Patrícia Ervilha e Artur Ferraz, numa conversa conduzida pela jornalista Patrícia Duarte.


Episódios

#10 – Redes sociais no trabalho: uso ou abuso?

As redes sociais têm tido um impacto enorme em todos os domínios da vida e o trabalho não é exceção. Será essa influência mais positiva ou mais negativa? Devem ser estabelecidas regras na utilização desta ferramenta de comunicação? As organizações podem fazê-lo ou estão a coartar a liberdade de expressão? A estas e outras perguntas se responde neste episódio da “Rádio Diz-Que-Disse”, mais longo do que o habitual e gravado ao vivo na FNAC Leiria. Além da Patrícia Ervilha e do Artur Ferraz, os consultores em gestão de pessoas com presença assídua no podcast, participam neste episódio Cristina Simões, do ISDOM, e Olga Pamplona, da Randstad Portugal.

#9 – Amor no trabalho: há relações proibidas?

É dos temas que mais “diz-que-disse” motiva. Amor e trabalho são uma mistura explosiva ou é possível gerir? Que desafios colocam às organizações e às equipas? Como se deve proceder quando “o amor acontece”, seja de forma declarada ou clandestina? São muitas as perguntas que o assunto suscita. Antes de se entregar ao "diz-que-disse". ouça o que pensam os consultores em gestão de pessoas Patrícia Ervilha e Artur Ferraz.

#8 – Espaços abertos e gabinetes: nem tudo serve para todos

Espaços abertos, vulgarmente designados por open spaces, gabinetes ou até mesmo o teletrabalho. Nem tudo serve para todos. A verdade é que também não é possível colocar cada trabalhador num espaço ou num modelo de organização que ele consideraria ideal. Como encontrar o equilíbrio entre as preferências dos colaboradores e alinhá-las com os objetivos das lideranças é o tema do episódio desta semana do podcast “Rádio Diz-Que-Disse”, com os consultores em gestão de pessoas Patrícia Ervilha e Artur Ferraz.

#7 – Colaboradores difíceis: quanto custam à empresa?

"Ele é bom trabalhador, mas tem mau feitio". A expressão que inspira tanto "diz-que-disse" nas empresas, dá também o mote ao sétimo episódio deste podcast. Saiba o que dizem a este respeito os consultores em gestão de pessoas, Patrícia Ervilha e Artur Ferraz, e por que razão se munem de uma outra expressão na abordagem a este tema: "é preciso pôr o peixe em cima da mesa".

#6 – Tarefas para eles e para elas: mito ou realidade?

Por muito caminho que já se tenha feito na direção do equilíbrio entre homens e mulheres, no mundo do trabalho, Portugal permanece longe de o alcançar. As profissões continuam a ter género, assim como a maior parte dos lugares de topo das empresas. Por isso nada melhor do que ter uma mulher e um homem a falar sobre este tema. Patrícia Ervilha e Artur Ferraz, consultores em gestão de pessoas, são convidados a dissecar mais um tema difícil das organizações: a desigualdade de género.

#5 – Contratar familiares: qual o impacto nas equipas?

O tema é propenso a “pruridos” dentro das organizações e é também um dos mais pertinentes para um meio laboral povoado maioritariamente por empresas familiares, como é a região de Leiria. Os empresários devem ou não contratar familiares; quais as vantagens e desvantagens; que impacto tem essa opção nas equipas; como se assegura de forma justa a remuneração e a progressão na carreira; e como se demite um familiar, nos casos em que essa é a única via possível para pôr fim a um conjunto de problemas. A estas e outras questões respondem respondem Patrícia Ervilha e Artur Ferraz neste quinto episódio da Rádio Diz-Que-Disse.

#4 – Ordenados: deve ou não haver transparência?

Ordenados: um dos temas que mais “diz-que-disse” suscita nas organizações, em concreto naquelas em que os salários não são conhecidos pelos colaboradores. A questão é: devem ser? Se sim, que vantagens traz essa transparência? Num contexto em que se fala cada vez mais da necessidade de atrair e reter talento, será que uma política salarial transparente e justa não é um ponto importante? A estas e outras questões relacionadas com a remuneração respondem Patrícia Ervilha e Artur Ferraz neste quarto episódio da Rádio Diz-Que-Disse.

#3 – Conflitos no local de trabalho: é possível sarar as feridas?

Conflitos no local de trabalho: uma autêntica dor de cabeça para os líderes e responsáveis de recursos humanos. Como evitá-los? Devemos evitá-los ou deles pode emergir alguma luz e orientação? E quando tomam grandes proporções, como dirimir? São tantas as perguntas que existem sobre este tema. Encontre algumas respostas neste episódio da Rádio Diz-Que-Disse, com a ajuda dos consultores em gestão de pessoas: Patrícia Ervilha e Artur Ferraz.

#2 Avaliação do desempenho: quem a sabe verdadeiramente usar

Avaliação de desempenho. Só a palavra “avaliação” intimida, mas na verdade este deve ser um momento positivo para a chefia e para o colaborador e deve decorrer em tom amigável. Para que serve, quais são as suas vantagens e que erros se devem evitar na avaliação do desempenho são alguns dos tópicos debatidos neste segundo programa da Rádio Diz-Que-Disse.

#1 – Códigos de conduta: o que se pode e não pode fazer no local de trabalho?

Das pausas para café e cigarros ao vestuário e adereços, passando pelo uso do telemóvel. Estes são alguns dos aspetos que podem estar inscritos no código de conduta das organizações. Qual a importância deste instrumento de gestão, como deve ser elaborado e comunicado e o que sucede em caso de incumprimento A estas e outras perguntas se responde neste episódio da Rádio Diz-Que-Disse.