SMAS cobram pelo envio da segunda via de faturas digitais
Os SMAS de Leiria explicam que a cobrança por este tipo de serviço diz respeito a uma atualização nas políticas comerciais da empresa.
É permitido usar colunas com música alta em espaços públicos?
É permitido usar colunas de alta potência para emitir qualquer tipo de música sem ser no âmbito de um evento, incomodando horas a fio, durante o dia, quem vive, trabalha ou passa nas proximidades?Marta R., Leiria A situação foi registada este verão, no parque do avião, em Leiria, tendo algumas pessoas manifestado descontentamento pelo ruído provocado, nota a leitora Marta R. Considerando que, na praia, a legislação interdita “a utilização de equipamentos sonoros e de outras atividades geradoras de ruído que possam causar incomodidade às outras pessoas” e prevê a aplicação de coimas em caso de desrespeito, o REGIÃO DE LEIRIA questionou a PSP de Leiria sobre eventuais limitações noutros espaços públicos e o registo de queixas. O Comando Distrital de Leiria confirma a receção de uma reclamação de ruído motivada pelo uso de uma coluna no parque do avião, a 26 de julho. António Monteiro, comandante distrital em suplência, esclarece contudo que “quando os polícias do carro-patrulha chegaram ao local já não se verificava qualquer ruído, pelo que não foi possível identificar o(s) autor(es) do mesmo”. Neste sentido, e “considerando a inexistência de queixas formalizadas, não foi tomada nenhuma medida em específico”, referiu, acrescentando que, ainda assim, o carro-patrulha efetuaria passagens regulares no local. Segundo o responsável, “a utilização da coluna e respetiva produção de ruído obedece aos normativos constantes no Regulamento Geral do Ruído (RGR)”, não havendo, “durante o dia, limite de produção de ruído”, exceto quando inserido numa atividade e/ou evento. Nestes casos, “carece de licenciamento, nomeadamente obras, eventos desportivos, culturais, entre outros; e ainda numa lógica de conciliação de direitos”. Caso a situação viole o RGR (Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de janeiro), “a PSP pode, em caso de desobediência do responsável pela produção do ruído, apreender a coluna”, esclarece.
Pergunta da semana
Vários exames, diferentes diagnósticos
SMAS cobram pelo envio da segunda via de faturas digitais
Os SMAS de Leiria explicam que a cobrança por este tipo de serviço diz respeito a uma atualização nas políticas comerciais da empresa.
A Câmara Municipal de Leiria vai proceder a alguma intervenção na rua de São Francisco para evitar que se repitam casos como este, em que uma ambulância em marcha de urgência não consegue passar entre os veículos?
Iluminação pública na cidade de Leiria
Autarquia confirma que “houve necessidade de efetuar ajustamentos ao processo de ligar/desligar em todo o concelho de Leiria, devido aos custos muito elevados que a eletricidade teve.